Para seguir crescendo, as startups precisam ter em seu quadro de funcionários profissionais especializados em áreas específicas.

O ano de 2016 foi um período de muita instabilidade e incertezas, principalmente com relação a economia do país. Porém, um dos setores que apontou um crescimento significativo nos últimos anos foram as chamadas “startups”. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem aproximadamente 4.200 startups dos mais variados segmentos, como saúde, e-commerce, SaaS, entretenimento, educação, dentre outros.
Para acompanhar esse crescimento, as startups precisam ter em seu quadro de funcionários, profissionais especializados em áreas que são chaves para garantir o sucesso da empresa. Mas, quais são as áreas e especificações mais buscadas por essas empresas em 2017?Segundo um levantamento realizado pela a Gama Experience, escola de transformação tecnológica que cria programas educacionais para profissões do futuro, as áreas e especificações que serão mais promissoras nas startups são:

1) Programação – Mobile (Startups):

O mundo está cada vez mais mobile. No Brasil, por exemplo, o número de telefones celulares ultrapassa o número de habitantes. Por isso, se torna cada vez mais valiosa a carreira de desenvolvedor mobile. Essa profissão é a responsável por programar, codificar e testar nas plataformas Android e/ou IOS os aplicativos e programas que são desenvolvidos, além de executar a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias, visando atender às necessidades dos usuários. Os profissionais também desenvolvem trabalhos de montagem, depuração e testes, executando serviços de manutenção nos programas já desenvolvidos. Nas startups, esse profissional é cada vez mais requisitado, visto que, são empresas altamente tecnológicas e inovadoras e que precisam acompanhar cada vez mais o avanço dessas áreas. Muitas startups, inclusive, são baseadas em um aplicativo, como Uber, Waze, WhatsApp e diversas outras que vão surgindo dia após dia.

2) Business/vendas – Customer Success

É uma nova abordagem do processo de vendas. É um misto de suporte técnico e consultoria com o objetivo de fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível com o produto aumentando o nível de satisfação dos clientes, fidelizando-os e tornando possível a indicação dos serviços da empresa para outras pessoas. Nas startups, o profissional de Customer Success é muito importante pois ele acompanha todas as etapas da implementação do produto, age de maneira proativa, antecipa a resolução de possíveis problemas e estabelece um vínculo com o cliente. A essência do Customer Success é que o cliente é um dos ativos mais preciosos da empresa e deve receber atenção especial. Atualmente, já existem muitas startups que incluíram no DNA da sua empresa essa área, como por exemplo, Samba Tech, Trustvox, Sympla e Fleety.

3) Marketing Digital – Inbound Marketing

É o conjunto de estratégias que tem por objetivo atrair voluntariamente consumidores para o site da empresa. Tem como foco o relacionamento com o cliente, a criação de conteúdos úteis que informam e ajudam o público a resolverem alguns de seus problemas. Por meio dessas estratégias, os leads (clientes potenciais), passam por um funil que os qualificam até o ponto de tomada de decisão – a compra do produto. É uma estratégia muito adotada em startups porque diferente da abordagem tradicional “Compre meu produto, ele tem tal benefício”, o Inbound Marketing identifica a “dor” do cliente e cria conteúdos que vão ajudá-lo a resolver seus problemas, garantindo uma venda muito mais qualificada e assertiva.

4) Design – CSS

CSS significa Cascading Style Sheets que é uma “folha de estilo” composta por “camadas”, utilizada para definir a “aparência” de páginas da internet. A maioria das empresas hoje em dia, possuem sites e quem não possui está em grande desvantagem. O profissional de CSS é o responsável por tornar esses sites cada vez mais atrativos criando layouts, elementos de cores, formatos e fontes que auxiliam o usuário a entender do que se trata a página/empresa e com isso aumentar as chances de aquisição de clientes. Geralmente, toda startup possui um profissional com essas habilidades, já que é um mercado extremamente concorrido e inovador, é necessário inovar e sempre atrair mais clientes.

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